A Universidade do Algarve terminou recentemente um estudo de diagnóstico da realidade das trocas comerciais entre os produtores agroalimentares e o setor do turismo, em específico da hotelaria e da restauração.
O trabalho, intitulado ‘Oportunidades e constrangimentos para o aumento do consumo de produtos agroalimentares locais no setor do turismo’ pretendeu, por um lado, quantificar e caracterizar a oferta atual nos territórios de baixa densidade e, por outro, compreender onde as empresas do setor do turismo do Algarve compram os produtos agroalimentares, bem como avaliar em que medida pode ser feita uma canalização desse consumo para produtores locais.
Assim, para além de um mapeamento das parcerias já existentes, procedeu-se à análise das estratégias de comercialização e de distribuição que poderão impulsionar o consumo interno de produtos locais.
Esse trabalho resulta de um extenso processo de inquirição realizado junto de produtores sediados nas áreas de baixa densidade, responsáveis por unidades a operar no setor da hotelaria ou da restauração, bem como a stake-holders e líderes de opinião de relevo na região.
Com apresentação pública prevista para muito breve, este trabalho foi realizado no âmbito do projeto AGROTUR, promovido pela Universidade do Algarve, NERA e Tertúlia Algarvia, e financiado pelo CRESC – Algarve 2020.