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UALG INICIA ESTUDO SOBRE CONSUMO DE PRODUTOS AGROALIMENTARES LOCAIS NOS HOTÉIS E RESTAURANTES DA REGIÃO

Sob a alçada do projeto Agrotur, que tem como objetivo reforçar fatores de competitividade das empresas agroalimentares dos territórios de baixa densidade da região do Algarve, vai ser agora lançado pela Universidade do Algarve (UAlg) um estudo de diagnóstico da realidade das trocas comerciais entre estes dois setores na região.

O trabalho, intitulado ‘Oportunidades e constrangimentos para o aumento do consumo de produtos agroalimentares locais no setor do turismo’, está a ser desenvolvido pela UAlg, com a coordenação técnica do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia.

“O projeto Agrotur surgiu na sequência da recomendação da RIS3 de reforçar a cadeia de valor regional, explorando sinergias intersetoriais. Com um conjunto de atividades desenhadas para potenciar os produtos do setor agroalimentar através da sua integração no consumo intermédio do setor turístico, o Agrotur contempla, ainda, a realização de um estudo alargado, tanto junto de produtores das regiões de baixa densidade, como de responsáveis da hotelaria e restauração ou de outros stake-holders de relevo na região. O grande objetivo é perceber em que moldes podem e devem avançar estas novas redes comerciais a estabelecer”, explica Hugo Barros, responsável pelo CRIA da Universidade do Algarve.

Os investigadores responsáveis pelo estudo propõem-se caracterizar a oferta dos territórios de baixa densidade e a procura das empresas do setor do turismo do Algarve, mapeando, por um lado, as parcerias já existentes e, por outro, analisando estratégias de comercialização e de distribuição que permitirão aumentar o consumo interno destes produtos locais. Este estudo visa, ainda, estimar o valor acrescentado que estas novas redes de parceria poderão trazer para a região.

“Já tivemos oportunidade de visitar grande parte das freguesias de baixa densidade alvo do projeto e, apesar de nos termos deparado com uma população bastante envelhecida e pouco mobilizada para a produção agroalimentar, verificámos que essa realidade pode estar a mudar. Existe já um conjunto pequeno mas significativo de exeções: para além dos pequenos produtores que se lançaram com os anteriores programas de apoio e cujos projetos têm vindo lentamente a vingar, encontrámos jovens empreendedores que, com a recente crise, se instalaram nestas zonas mais rurais para capitalizar património familiar até aqui abandonado” afiança João Amaro, presidente da direção da Tertúlia Algarvia, outro dos parceiros do Agrotur.

O projeto vai decorrer até ao final do corrente ano e pretende envolver todos os produtores do setor agroalimentar nos territórios de baixa densidade, por um lado, e todas as unidades hoteleiras e de restauração em qualquer região litoral ou interior do Algarve. Os interessados em obter mais informação sobre qualquer das atividades do projeto deverão contactar o CRIA, através do endereço cria@cria.pt.

O projeto Agrotur – Promoção de produtos agroalimentares dos territórios de baixa densidade no setor do turismo é uma iniciativa conjunta do NERA, da UAlg e da Tertúlia Algarvia, financiada pelo CRESC – Algarve 2020.

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