
No decurso do AGROTUR, a Tertúlia Algarvia, o NERA e a Universidade do Algarve dinamizaram um total de 9 laboratórios de criatividade, todos com o objetivo de gerar novas receitas a partir dos produtos disponíveis no catálogo online [inserir hiperligação https://catalogoagrotur.pt/ ] implementado pelo projeto.
‘Garoupa com vegetais do quintal’, ‘Pudim de azeite com espuma de medronho em areia de amêndoa e laranja’ ou ‘Sonhos verdes’ são apenas algumas das 16 receitas, entre entradas; pratos principais; sobremesas e bebidas; criadas pelas três equipas que participaram nos laboratórios de criatividade realizados no âmbito do projeto AGROTUR, entre os dias 3 e 5 de maio.
Estes três laboratórios tiveram lugar na EHTA – Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, durante a 1.ª edição do ‘Culinary Arts International Competition’, organizado pelo Turismo de Portugal e pelo Eurhodip.
Na estreia deste evento, estiveram envolvidas cerca de duas centenas de pessoas, entre as quais estudantes de escolas de hotelaria de vários pontos do mundo, como Dubai, Arábia Saudita, Chipre, Espanha, Paquistão ou Eslovénia.
Por exemplo, nos laboratórios realizados em maio, na EHTA, foram usados, nas confeções, produtos como a farinha de alfarroba, a batata-doce, o mel, o medronho ou o vinho branco.
O quarto laboratório integrou a Feira Terras de Maio, no Azinhal, e decorreu no dia 26 de maio. Nessa data, os alunos da Escola de Hotelaria de Vila Real de Santo António criaram receitas inovadoras utilizando matérias-primas de produtores que constam do catálogo AGROTUR. Para o efeito, os presentes assistiram a uma demonstração de cozinha e, no final, degustaram as iguarias preparadas.
Depois do concelho de Castro Marim, foi a vez do município de Tavira receber um laboratório criativo do projeto AGROTUR. A iniciativa fez parte do programa da Feira da Dieta Mediterrânica e decorreu no Mercado da Ribeira, no dia 09 de setembro.
Na ocasião, o Chefe Abílio Guerreiro desenvolveu e apresentou novas preparações culinárias com ingredientes presentes no catálogo AGROTUR. A título de exemplo, foi desenvolvida uma mousse de batata-doce com medronho, melosa, requeijão, mel e creme de figo seco, que foi muito apreciada pelos presentes. Outra das receitas que muito agradou foi o pão de alfarroba e mel.
No dia 15 de setembro de 2017, os produtores que fazem parte do catálogo AGROTUR foram convidados a participar numa iniciativa conjunta entre o projeto e o Departamento de Engenharia Alimentar (DEA) do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.
Neste evento, decorreram 4 laboratórios distintos. No período da manhã, decorreram três laboratórios em simultâneo. Os produtores foram agrupados de acordo com o seu setor de atividade, nomeadamente: Valorização e inovação de produtos – Licores e compotas; Segurança e qualidade de enchidos tradicionais do Algarve e Panificação e pastelaria do Algarve sem glúten. No período da tarde, todos os produtores foram convidados a participar no laboratório ‘Análise sensorial’.
Nos laboratórios criativos, que decorreram no período da manhã, os produtores puderam contactar com técnicas de produção industriais que poderão contribuir para a otimização da qualidade e/ou segurança alimentar dos seus produtos, nomeadamente, através da aprendizagem de métodos de controlo de qualidade, de embalagem, e/ou produção de produtos inovadores, como é o caso dos produtos de pastelaria sem glúten, hoje em dia uma grande preocupação com os produtos que provocam alergias ou intolerâncias alimentares.
O laboratório de análise sensorial foi uma experiência inovadora para todos os participantes, uma vez que estes foram convidados a participar numa análise sensorial enquanto membros de um painel de provadores.
Para o efeito, o DEA disponibilizou o seu laboratório de análise sensorial proporcionando uma experiência em contexto de laboratório real. Desta forma, foi possível sensibilizar os produtores para a importância da análise sensorial para a validação de receitas existentes e/ou inovadoras junto do seu público-alvo.
A título de exemplo, a análise sensorial proporcionada pretendia avaliar se os provadores conseguiam fazer a distinção entre uma torta de laranja de produção artesanal e uma torta de produção industrial.
Os laboratórios de criatividade realizados no âmbito do AGROTUR contaram com um total de 98 participantes. Além da divulgação do catálogo AGROTUR, dos seus produtos e dos seus produtores, esta iniciativa permitiu momentos de inovação gastronómica, dinamiza ainda a utilização de produtos regionais pelos futuros profissionais do setor da hotelaria e restauração.